Entenda como criar um site institucional para a sua empresa.

O que é um site institucional?

Um site institucional nada mais é do que um espaço para a sua empresa na web. Através de páginas virtuais, você irá apresentar a sua empresa, informar os seus serviços e promover a sua marca.

Mesmo com as redes sociais, o site institucional é geralmente o primeiro canal que o usuário irá se informar sobre a sua marca.

Por isso, é muito importante ter um site bem estruturado, mostrando quem são vocês, a sua missão e todos os serviços oferecidos. Na prática, ter um site institucional irá dar credibilidade a imagem da sua empresa, destacando-a e alcançando mais pessoas.

Características de um site institucional

Se você pesquisar qualquer empresa na internet e visitar o site da marca, pode parecer algo simples à primeira vista. No entanto, o projeto de estruturação de um site é algo complexo.

Isso porque, é necessário que todas as informações significativas da sua empresa estejam nesse espaço. Por isso, é importante que nada fique de fora, mas todas essas informações devem ser estruturadas de maneira que garanta uma boa experiência para o usuário.

Para ficar mais claro, veja todas características essenciais que devem aparecer em seu site institucional.

Página inicial

A página principal ou Home seria como se fosse a “apresentação” da sua empresa. Não adianta colocar diversos dados, imagens e animações, porque seu usuário vai se perder no meio de tanta informação. Nessa página deverá ter apenas a missão, os valores e história da sua empresa. Ou seja, são as informações básicas sobre que ele irá encontrar ali.

  • História: para criar um vínculo com o seu usuário e não tornar o texto entediante, é interessante contar a história da sua empresa de uma maneira envolvente, mostrando a trajetória da empresa, cases de sucesso e fatos marcantes.
  • Missão e valores: esses itens são importantes porque irão mostrar a identidade da sua empresa, deixando claro o que ela oferece e o que almeja alcançar.

Quem somos

Nessa página você vai explorar ainda mais a missão da sua empresa, seria uma espécie de resumo institucional da empresa.

Nesta seção, irá mostrar ao seu leitor a importância da existência da empresa. Aqui, você irá apresentar os seus diretores e colaboradores. Também é importante contar os desafios e aspirações da sua empresa.

Dica: Não precisa ser um texto extenso, até porque o usuário não chegou até ali para ler um conto narrativo, mas sim, entender quem está por trás da sua marca.

Produtos e/ou serviços

Esse será o espaço dedicado para expôr, informar e detalhar todos os seus produtos e serviços. Não deve ter descrições muito longas, mas sim claras e objetivas. Dependendo da quantidade de produtos e serviços é possível criar um manual para download com informações bem completas para  incentivar a decisão de compra dos usuários.

Nesta página, é possível integrar seu site a e-commerces próprios ou sugerir distribuidores de seus produtos e serviços.

Página de clientes

Para passar mais credibilidade a sua empresa, tenha uma área especial para seus cases de sucesso. Assim, seu cliente terá mas confiança na sua marca/empresa. Pense assim: aqui você irá mostrar ao seu cliente a reputação da sua empresa. Se você mostrar que tem uma reputação sólida, o usuário criará confiança no seu produto/marca.

  • Cases de sucesso: não seja tímido ou modesto, mostre seus projetos bem sucedidos ou campanhas importantes e, se tiver, programas exclusivos. Se a sua empresa é uma prestadora de serviços, mostre que os resultados estão dando certo. Aqui, também, é o momento para mostrar prêmios que sua empresa tenha ganhado.

Contato

Para mostrar ao visitante que sua empresa está pronta para atender o seu cliente ou onde ele pode te encontrar é preciso ter uma página com o contato da sua empresa.

Dica: você pode criar chats ou janelas logo no início para seu cliente entrar em contato com você.

Na área de contato, não esqueça de incluir o SAC da empresa, página de FAQ, e-mail, telefones e endereço.

Blog

Ué, mas um blog dentro do site? Sim, ter um blog em seu site é uma excelente forma de mostrar ao seu cliente que você sabe aquilo que está fazendo e oferecer um conteúdo de qualidade.

Muitas empresas usam o blog como estratégias de marketing para atrair muitos clientes, além disso, é possível mostrar ideias e soluções de sua empresa. 

Uma dica para criar seu site é utilizar a plataforma WordPress para isso. Se nunca ouviu falar, saiba que essa plataforma permite gerenciar seu site e publicar o conteúdo. 

E, como criar um site institucional com um blog no WordPress? É preciso primeiramente planejar, depois registrar um domínio, ou seja o endereço principal do seu site, também é preciso contratar um serviço de hospedagem. Feito isso é só escolher um tema e instalar plugins, que são recursos extras para o site. Além disso, é preciso inserir o conteúdo e criar um menu, pronto!

Redes sociais

Para um melhor alcance à sua marca é importante que no site você forneça links para os usuários acessarem as suas redes sociais. É fundamental que você faça uma integração com todos os canais que tiver.

Isso porque as redes sociais são essenciais para fortalecer a relação entre a sua empresa e os usuários, sendo eles clientes ou não.

Imprensa

Se sua empresa tiver divulgação na imprensa e mídias públicas, crie uma seção no seu site só para divulgação desse fato. 

E por que fazer isso? Basicamente, se a sua empresa ganhar destaque nos meios de comunicação, automaticamente ela ganha o que chamamos de mídia espontânea, sem custos financeiros.

SEO Analysis

Motivos para criar site institucional

Criar um site através do WordPress para a sua empresa, é um passo que só irá te trazer benefícios. Atualmente, por conta dos avanços tecnológicos e da internet, uma empresa sem um site é praticamente invisível. 

Se ainda está em dúvida se do por quê criar um site institucional, veja a seguir todos os motivos para você fazer isso o mais rápido possível. Pense que será um investimento a longo prazo da sua empresa

Fortalece a imagem da empresa no setor

a sua empresa passará maior confiança se tiver um site. Afinal, são cerca de 100 milhões de brasileiros conectados à internet, atualmente. Isso significa que mais gente terá acesso à sua empresa e ao produto que está vendendo.

Possibilidade de alcançar mais clientes

Estar em diversos meios de comunicação, é a maneira mais assertiva de alcançar o maior número de clientes. Por isso, a importância de ter também um site, além das redes sociais.

Como fazer o conteúdo de um site institucional?

Dá credibilidade

Com tanta gente online, não ter um site para divulgação da sua empresa, atualmente, não é algo muito inteligente. Pense nos seus concorrentes, se não tiver um site, a sua empresa automaticamente já fica e desvantagem. Isso sem falar que um negócio sem um site, pode ser visto como ultrapassado, pois não consegue se integrar no mundo digital.

Possibilidade de coletar dados e segmentar os clientes

Através de ferramentas como o Google Analytics é possível acessar dados incríveis sobre seu site, como o número de visitantes, gênero, idade, idioma, etc. Assim, você consegue segmentar segmentar o público por localização, dados demográficos, interesses…

Melhor custo-benefício em divulgação

por mais que a televisão, por exemplo, possui um maior alcance de clientes, o investimento é bem alto. Por isso, o marketing digital oferece um melhor custo-benefício. Por meio de estratégias de marketing digital é possível segmentar seu público, aumentar a visibilidade da sua empresa e alavancar conversões. Com o Google Adwords você paga somente quando alguém clica no anúncio e acessa seu site.

Meio eficiente de informar clientes e clientes potenciais

Como o site é um espaço exclusivo somente para a sua empresa, você pode usá-lo para informar seus clientes.

Melhora a relação com o consumidor

com a internet, a relação do consumidor com a empresa mudou. Isso significa que as marcas ficaram mais próximas dos consumidores. Através dos canais de autoatendimento, chat online e FAQs, eles tem fácil acesso a sua empresa e isso ajuda a estreitar as relações.

Dicas para criar um bom site institucional